Entrevista Com John Stagliano Dono Da Buttman


John Stagliano é artista e economista. Essa mistura única concedeu a fundação do seu império Evil Angel. Nos primeiros seis anos como diretor pornô no meado dos anos 80, Stagliano produziu filmes para produtoras que muitas vezes não se preocupavam de colocar seu nome na capa dos filmes. Enquanto isso chateava sua sensibilidade artística, foi sua formação como economista que viu um novo jeito de vender filmes.

“A estrutura da Evil Angel foi algo que eu concebi como a melhor solução para incentivar os diretores a fazer um bom produto. Eu não queria ser dono do produto que eu vendo. Eu queria que os diretores tivessem autoridade em fazer um produto melhor.”

Stagliano lançou a Evil Angel em 1988. Ao invés de contratar atores, a Evil Angel focou no recrutamento e uma marca estável de diretores dos filmes que eles destruíssem. Porque os diretores financiariam, distribuiriam, controlariam e seriam donos dos seus próprios filmes, eles foram mais investidos na produção de filmes de qualidade. Como um resultado da visão de Stagliano, a Evil Angel se tornou a primeira distribuidora de arrojado e hardcore conteúdo. A lista de diretores que trabalharam para a companhia aparece no catálogo das lendas da indústria adulta: Belladonna, Dana Vespoli, Sean Michaels, Manuel Ferrara, Nacho Vidal, Lexington Steele, James Deen, Christoph Clark, Kevin Moore, Jonni Darkko, and Mike Adriano.

Na faculdade, Stagliano estudou inglês, jornalismo, engenharia, teatro, dramaturgia e dança após o mestrado em economia na Universidade de Los Angeles. No começo dos anos 70, Stagliano se interessou em escrever contos eróticos, modelagem nu e atuação pornô em 8mm loops. Então em 1979, ele começou a se envolver com dança Chippendales enquanto fazia pesquisa econômica durante o dia. Em 1983, Stagliano investiu suas economias na produção do seu filme pornô, Bouncing Buns. Pelos próximos seis anos ele produziu 40 filmes para outras produtoras antes de fundar a Evil Angel em 1989. Neste ano, ele produziu 11 filmes, incluindo Adventures of Buttman, empregando uma nova técnica POV no pornô. O filme em grande parte creditado por desencadear a revolução do pornô gonzo. Então não é surpresa que o gonzo se tornou a marca registrada da Evil Angel nessas quase três décadas de existência.

Alfie do Fleshbot se encontrou com Stagliano para conversar sobre seu Império Evil no AVN 2017 em Las vegas.

Que lição você levou dos seus anos estudando economia que serviram para você no pornô?
Eu tinha um gerente que me disse uma vez, “John, seu produto é muito bom. Eu acho que você deveria aumentar o preço e venderíamos mais.” Eu disse, “A lei da economia diz que você não vai vender mais. Se você aumentar o preço, você vai vender menos. Coisinhas assim, se é capaz de ver através falácias comuns ... por exemplo, você vai olhar um incidente e exagerar na sua importância em termos de probabilidade dessa anomalia de acontecimentos de novo. A economia me deu perspectiva.”

Não existe nada sobre a indústria adulta que vá contra a teoria da economia?
Não. É apenas comportamento humano. Se a economia está correta, se aplica a todas as pessoas e comportamento humano. Embora eu leia The Undoing Project de Michel Lewis que fala como as pessoas nem sempre se comportam racionalmente.

Você estudou jornalismo, teatro e dramaturgia. Tendo em conta a sua origem com script, o que você acha que te atraiu para filmagem POV e gonzo?
Era barato, fácil para fazer entre os meus mais complicados grandes filmes. Isso foi no verão de 1989. Eu tive essa ideia de me colocar no filme como cameraman, eu apenas brincava com as garotas enquanto elas olhavam direto na câmera. Eu tinha visto as fotografias das modelos olhando na câmera, mas eu não tinha visto isso no vídeo. Eu também queria fazer um filme que focava na bunda, não necessariamente sexo anal como já tinha um pouco de anal sendo filmado em 1989. Eu combinei aquelas ideias como um jeito barato para ter novos lançamentos para a Evil Angel – que como fabricante e distribuidor, eu já tinha começado seis meses antes. Eu precisava de um lançamento todo mês nessa época, assim os filmes eram mais fáceis e se tornou um dos meus maiores sucessos.


Você acha que estilo POV era apenas prático para filme focado em bunda, como isso permitiu você ficar assim tão perto quanto você queria da bunda sem um ator bloqueando a sua visão?
A energia dos atores faz mudar o que está sendo apresentado na cena e como a atriz atua. Não foi muito por isso quando eu fiz. Quando eu fiz, eu estava procurando por uma desculpa para filmar mais a bunda. Nos primeiros filmes da Buttman, você ainda não sabia o que estava acontecendo até eu ficar na frente do espelho com a minha câmera no meu ombro... isso foi apenas uma desculpa, mas eu comecei a filmar POV mais e mais. Tinha Buttman Toy Master, Buttman Anal Savant, Buttman Stretch Class... Eu ainda filmei cenas onde eu participo e falo por trás da câmera, estilo gonzo clássico. Por participar eu queria que minha mão viesse detrás da câmera e brincar com seus peitos ou sei lá o que. No espelho você vê meu rosto. Eu tenho um pretexto para focar na bunda. É totalmente visual. Não tem nenhum ator que entra na cena. Então não tem essa distração de energia. A energia está focada na garota e quão bonita ela é, como a bunda dela é linda, eu me divirto fazendo isso. Se faz bastante dinheiro. Não é um bom dinheiro no mercado de hoje.

Recentemente eu encontrei alguns diretores – Brad Armstrong, Greg Lansky e você – que começaram na indústria adulta com suas próprias economias para financiar seus primeiros filmes adultos, na qual eles costumavam provar seus talentos na direção. Você acha que esse é o melhor jeito para invadir a indústria como diretor, apostar em você mesmo?
Em algum ramo, se você está tentando conseguir capital, você tem que provar que você tem as habilidades para fazer o trabalho. Felizmente, câmeras são baratas, especialmente hoje e a edição é mais barata e mais fácil do que em 1983 quando eu comecei. Me custa $8000 para ter meu filme feito, que era muito caro naquela época. Eu tinha no máximo meu cartão de crédito e coisas assim. O filme custa $4000 para filmar e outros $4000 para editar. A edição não era barata em 1983.


Você ainda dá filmagem para jovens diretores com pouca experiência?
Tinha um diretor. Eu gostei muito do primeiro filme que ele filmou. Eu o contratei para minha empresa e o segundo filme eu odiei. Ele não está mais na Evil Angel. Foi uma decisão ruim. Eu prefiro trabalhar com pessoas que tenham filmado mais filmes. Desde essa experiência de 20 anos atrás, eu quero ver uma carreira consistente. Também se torna mais fácil para construir sua marca. É difícil vender filmes de pessoas nova.

Você disse que muitos dos seus melhores diretores não são grandes pessoas de negócio. Você acha que os mais criativos, diretores passionais tem menos interesse em vendas?
O lado dos negócios é uma habilidade muito diferente do lado da produção. Eu tenho habilidade de direção e produção de filmes e tenho alguma experiência pela criação de um escritório, mas eu não sou um homem de vendas... eu tinha meu diploma em economia.... Eu fique trabalhando em um escritório por 10 anos no mercado de pesquisa de empresas, então eu sabia supervisionar pessoas. Muitos diretores são artistas e eles não possuem essa experiência. Entretanto, meus diretores financiam seus próprios filmes. Eles são donos dos seus produtos, então eles têm que ter algum senso de negócio. Tem alguns diretores que não querem trabalhar para a minha empresa ou que eu não tenho interesse em trabalhar porque eu sabia que eles não tinham desejo de fazer o lado do negócio da coisa. Eles apenas queriam ser pagos para fazer um filme e seguir em frente. Essas não são as pessoas que eu estou interessado em ter na Evil Angel.


Você quer diretores que pensem sobre quem vai comprar seus filmes?
Sim. O motivo pelo qual a Evil Angel é tão grande quanto ela é com 15 ou 16 diretores, vendendo 20 filmes por mês, é porque eu não digo a eles o que filmar. Eles estão usando seus próprios dinheiro e vindo com suas próprias ideias. Tem algumas ideias que não vendemos, mas eles sabem quais são. Eles podem filmar o que eles quiserem, um filme com peitões, um filme com bundões, um filme de MILF, anal com novinha – o que é mais popular hoje. Joey Silvera veio com a ideia de filmes transexuais porque ele se dá bem com isso. Ele filmou por ele mesmo pela primeira vez em 1998 e se tornou uma grande sensação. Esses são nossos produtos best-sellers na Evil Angel.



Transexual é seu gênero best-seller?
Sim, no DVD e no número total de dólares bruto por filme. Entretanto, em muitas plataformas da internet, eles não saem tão bem quanto em outras.... Essa ideia nunca teria vindo de mim. Eu não teria a habilidade nem seria capaz de expandir a empresa como expandi.


Quando um diretor leva a você um produto que não atrai seu senso de erotismo, como você sabe se arrisca ou não?
Bem, no passado eu era muito bom em sentir se um diretor era uma pessoa sexual ou se ele estava fazendo pelo dinheiro. Eu podia dizer baseado onde eles escolhem colocar a câmera. Se eles estão lá trabalhando tanto quanto eles podem para compreenderem qual é o melhor ângulo, isso é uma coisa.... Se eles ligam para o figurino, esse é o tipo de pessoa que eu quero. Se eles não ligam ou são incapazes de imaginar isso, então eu estou desinteressado em seus filmes.

Hoje isso não é muito simples. O mercado é muito diferente. Você tem que ser capaz de filmar algo bom por uma quantidade reduzida de dinheiro, isso tem que ser algo que podemos construir como uma marca e vender e isso é difícil. É possível. Obviamente, a Blacked.com e a Tushy.com têm feito isso. Mas, quase ninguém tem conseguido ganhar dinheiro vendendo histórias com uma grande equipe no ramo do pornô.

Você aprendeu alguma coisa interessante dos estudos da demografia dos clientes da Evil Angel?
A nova geração não está comprando DVD porque eles compram na internet. A velha geração que está acabando, eles ainda compram DVDs. Online, as pessoas são mais interessadas em comprar cenas especificas ou clipes. A internet permitiu que os telespectadores achem exatamente o que eles querem mais rápido e mais fácil. Eles não têm o botão de avançar mais rápido por uma cena que eles não querem.


Cada produtora tem diferentes regras até onde eles estabelecem um limite quando se trata de censura. Sua diretora Dana Vespoli estava me dizendo que ela não pode mostrar fisting nos seus filmes.
Com DVDs nossos compradores não vão levar fisting. Os advogados por distúrbio e as lojas não vão aceitar isso devido ao risco de um processo de obscenidade. Entretanto, podemos colocar clipe de fisting online e a Evil Angel tem pelo menos dois diretores que colocam fisting em suas atualizações online.

Eu sei que você dá aos seus diretores muita liberdade, mas quais são algumas das suas estipulações que você fazer sobre os tipos de coisas que eles podem filmar?
As coisas que não podemos vender para os distribuidores de DVD costumamos não querer nos filmes. Mas isso é mudança de como os DVDs se tornaram obsoletos e a internet tomou conta. Por exemplo, nos DVDs você não pode mostrar bondage e penetração juntos ou algo com urina ou fezes. Fazer xixi no chão é permitido, mas fazer em alguém não é.

O squirting tem sido uma forma de contornar a restrição do xixi?
Há! Essa é uma pergunta desleal. Você acha isso do squirting ou você acha que isso é xixi? Essa não é a grande pergunta que está rolado na indústria pornô? Eu fui processado em Washington porque Joey Silvera fez um filme chamado Storm Squirters #2: Target Practice. Por fim, eu fui absolvido porque o promotor fez um trabalho horrível apresentando o caso. Mas, a pergunta de se é xixi ou não é interessante. Desde que o squierting acontece junto com o orgasmo e por causa disso vai para tudo quanto é lugar, eu acho legal. Isso salienta a idiotice de certas e regulamentações a respeito da urina.


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